A carga fracionada é um serviço logístico no qual o embarcador pagará apenas pelo espaço utilizado no caminhão pela sua remessa. Agora que você já sabe o que é considerado uma carga fracionada, entenda mais do assunto a seguir.
Por que utilizar o transporte de carga fracionada?
É considerado carga fracionada a prática na qual mercadorias de diferentes remetentes são agrupadas e transportadas conjuntamente em um único veículo ou contêiner.
Ela otimiza o uso do espaço e dos recursos de transporte, especialmente para remetentes com volumes menores de mercadorias que não ocupariam todo o espaço disponível.
Diferente da carga completa, ou carga cheia, que consiste em um único remetente preenchendo todo o espaço do veículo. A carga fracionada permite a várias empresas o compartilhamento do custo do transporte.
Além disso, as fracionadas geralmente oferecem prazos de entrega flexíveis, opções de roteamento e acompanhamento das mercadorias.
Sendo, especialmente, benéfico para pequenas e médias empresas que precisam enviar produtos eficientemente, mas não têm grandes volumes de mercadorias para enviar de uma só vez.
Por último, há uma vantagem ecológica, ao utilizar o transporte compartilhado, poupa-se uma quantidade considerável de emissão de gases do efeito estufa, diminuindo a pegada de carbono das empresas.
Como funciona o transporte de carga fracionada?
Mas como funciona o transporte de uma carga fracionada? Ele envolve uma série de aspectos e planejamento. Por isso, é importante realizar com uma transportadora confiável. Conheça o processo geral:
- Agrupamento: o primeiro passo é iniciar o agrupamento de mercadorias de diferentes remetentes em um único veículo de transporte.
- Coleta: são coletadas as cargas de diferentes remetentes em centros de coleta ou armazéns. As mercadorias devem ser embaladas conforme os requisitos de segurança e proteção.
- Consolidação: após coletadas, são consolidadas em um centro de distribuição. Então são organizadas e agrupadas com cargas que compartilham a mesma rota ou uma semelhante.
- Planejamento da rota: com mercadorias e destinos reunidos, a equipe logística planeja a rota mais eficiente.
- Carregamento do veículo: eles são carregados no veículo de transporte, otimizando o espaço disponível.
- Entregas: o veículo fará paradas em diferentes pontos de entrega ao longo da rota para descarregar as mercadorias destinadas a cada cliente.
Qual a diferença entre carga granel e carga fracionada?
A carga a granel é relativa às mercadorias em abundância, geralmente não embaladas, enquanto a carga fracionada envolve mercadorias menores empacotadas individualmente.
O nome dessas cargas pode confundir os leigos em logística, mas cargas a granel e fracionadas são bem diferentes, principalmente na natureza e forma de transporte das cargas.
Quer saber mais sobre os tipos de cargas? Acesse nosso conteúdo sobre o assunto aqui.
Carga fracionada Curitiba-Guarulhos Transanches
A Transanches há décadas realiza o transporte de cargas fracionadas com segurança e qualidade no Paraná e São Paulo, principalmente a logística de transporte de cargas no trecho Curitiba-Garulhos.
Nossas cargas contam com: serviço de rastreio, equipe treinada para oferecer todo suporte que precisar e entregas em até 24 horas. Precisa de transportadora confiável para transporte de cargas? Converse com a Transanches.