Já ouviu falar em frete dedicado? Entenda o que é essa modalidade, quando ela deve ser usada e os tipos de fretes possíveis lendo o conteúdo abaixo.
O que é frete dedicado?
Frete dedicado é uma modalidade de transporte de cargas em que um veículo é reservado exclusivamente para o transporte das mercadorias de um único cliente.
Ou seja, o veículo não transporta cargas de outros clientes no mesmo trajeto, garantindo maior segurança, flexibilidade e pontualidade para as entregas. Sendo assim uma boa opção para empresas que precisam realizar entregas com frequência ou em horários específicos.
O frete dedicado é recomendado para instituições que precisam transportar cargas de grande volume, urgentes, frágeis, perigosas ou que exigem um alto nível de segurança.
Além dessas, existem cargas especificas que, conforme as normas e legislações, não podem compartilhar espaço, essas obrigatoriamente dever ser dedicadas.
Quais são os tipos de frete?
Os tipos de frete são classificados de acordo com diferentes critérios, como a responsabilidade pelo pagamento, modalidade de transporte, prazo de entrega e o tipo da carga. Confira:
Responsabilidade pelo pagamento:
- CIF: o vendedor é responsável pelo pagamento do frete, seguro e impostos;
- FOB: o comprador é responsável pelo pagamento do frete, seguro e impostos.
Modalidade de transporte:
- Rodoviário: transporte realizado por caminhões;
- Aéreo: transporte realizado por aviões;
- Marítimo: transporte realizado por navios;
- Ferroviário: transporte realizado por trens.
Prazo de entrega:
- Expresso: entregue em prazo reduzido;
- Normal: entregue em prazo regular;
- Tardia: entregue com atraso.
Tipos de cargas
No Brasil, comumente trabalha-se com as seguintes cargas: gerais/comuns, a granel, sólidas, líquidas, gasosas e flexíveis, perecíveis, secas, frágeis, perigosas, de grandes dimensões e pesos, vivas e frigoríficas.
Para saber mais sobre cada uma das cargas: clique aqui.
Carga dedicada ou fracionada: qual escolher?
A escolha entre carga dedicada ou fracionada depende de fatores, como as características da carga, as necessidades do cliente e o orçamento disponível. Confira as vantagens de cada uma.
Vantagens da carga dedicada:
- Garantia de exclusividade: a carga será transportada sem a necessidade de dividir o espaço do veículo com outras cargas. Isso garante maior segurança e integridade das mercadorias.
- Prazos de entrega mais curtos: como o veículo não precisa fazer paradas para coletar ou entregar outras cargas, os prazos de entrega são mais curtos.
- Flexibilidade: o cliente pode personalizar o serviço de acordo com suas necessidades, como tipo de veículo, horário de coleta e entrega, etc.
Vantagens da carga fracionada:
- Custo mais baixo: o frete fracionado é uma opção mais econômica do que o frete dedicado.
- Maior disponibilidade: o frete fracionado está disponível para maior variedade de tipos de carga e rotas.
Para escolher entre as modalidades considere: as características da sua carga e suas necessidades.
Precisa de transporte de cargas dedicadas ou fracionadas? Não sabe qual delas escolher? Na Transanches possuímos ambas modalidades, nos consulte para mais informações.