Toda empresa, ou pessoa, que precisou transportar algo já se perdeu nos termos de logística, afinal, por que há tantos nomes? Qual é a diferença entre eles? A seguir explicaremos quais são os tipos de cargas de transporte e como transportar cada uma delas.
Tipos de cargas para logística
Há vários tipos de cargas de transporte, as principais encontradas nas estradas brasileiras são:
- Cargas gerais/comuns;
- Cargas a granel, sólidas, líquidas, gasosas e flexíveis;
- Cargas perecíveis;
- Cargas secas;
- Cargas frágeis;
- Cargas perigosas;
- Cargas de grandes dimensões e pesos;
- Cargas vivas;
- Cargas de valor elevado;
- Cargas Frigoríficas.
Cargas gerais/comuns
Esse tipo de carga, como o nome sugere, são as mais comuns e as encontradas em maior volume pelas estradas brasileiras, incluem uma variedade de produtos embalados ou em paletes, como mercadorias em caixas, sacos, tambores e outros recipientes.
Cargas a granel, sólidas, líquidas, gasosas e flexíveis
A palavra a granel, vem do transporte em navios, hoje nos referimos a produtos a granel no senso comum como aqueles que podem ser comprados em abundância, geralmente com escolha das quantidades pelo consumidor.
As cargas a granel podem ser sólidas, liquidas e gasosas. Confira os exemplos de cada uma:
- Carga a granel sólida: minérios, grãos, areia, carvão e minerais;
- Carga a granel líquida: petróleo, água e produtos químicos líquidos;
- Carga a granel gasosa: gás natural, oxigênio e nitrogênio.
Cargas perecíveis
As cargas perecíveis são as com produtos que possuem prazo de validade e necessitam transporte em condições controladas de temperatura e umidade. É importante seguir as orientações de transporte para evitar que estraguem. Exemplos: alimentos frescos, flores e medicamentos.
Cargas secas
Cargas secas são o oposto das perecíveis, elas não precisam de controle de temperatura e umidade. Exemplos: produtos embalados, peças de máquinas não eletrônicas e materiais de construção.
Cargas frágeis
São cargas com produtos delicados, esses precisam de um manuseio delicado, durante a carga, descarga e transporte. Exemplos: vidros, eletrônicos, louças e obras de arte.
Cargas perigosas
São conhecidas, também, como cargas HAZMAT, a sigla significa, Hazerdous Materials, materiais perigosos. Referem-se a cargas com substâncias perigosas, as com risco de danos à segurança, como as inflamáveis, explosivas, tóxicas, corrosivas e radioativas.
Cargas de grandes dimensões e pesos
As cargas de grandes dimensões e pesos são aquelas com itens volumosos e pesados. Exemplos: maquinário de empresas, equipamentos da construção civil e turbinas eólicas.
Cargas vivas
Como o nome sugere, cargas vivas, envolvem aquelas que precisam ser transportadas vivas como gados, aves e outros animais em geral.
Cargas de valor elevado
Essas cargas de valor elevado precisam de atenção e cuidado, são cargas com produtos com alto valor monetário, como joias, metais preciosos, produtos de luxo e dinheiro.
Cargas Frigoríficas
As cargas frigoríficas, ou refrigeradas/ congeladas, são as que precisam ser transportadas em temperaturas baixas e controladas. Alguns exemplos dessa carga são: alimentos congelados e produtos farmacêuticos sensíveis ao calor como medicamentos e vacinas.
Como realizar o transporte de cargas?
O primeiro passo é entender que tipo de carga é a sua, após isso, você pode procurar especificamente por uma transportadora que realize o transporte daquele tipo de carga.
Aqui na Transanches, nós realizamos o transporte de cargas secas com a prioridade de transportar sua carga ao destino intacta, há mais de 19 anos entregando seu produto e qualidade de serviço.
Realizamos principalmente cargas fracionadas, aquelas que o transporte tem vários clientes e tipos de cargas compatíveis juntas, e as dedicadas, as que o transporte pertence a um só embarcados.
Realizamos transporte de cargas em toda São Paulo e Sul do Brasil. Com rastreio, atendimento emergencial, frota própria e equipe especializada. Converse conosco.