Fim do ano está chegando, com a Black Friday e o Natal o setor de comércio e varejo fica aquecido, ou seja, o volume e quantidade de operações aumenta muito nesse momento, depender de uma transportadora de confiança é a chave.
Para escolher transportadoras no fim de ano o que você deve considerar? Continue lendo para entender.
1. Descubra os pontos críticos da sua operação
O transporte do seu produto não é a única coisa que impacta na sua entrega, além disso, existem pontos críticos em toda operação que no fim do ano intensificam, podendo causar atrasos, erros ou custos adicionais.
Esses pontos estão relacionados a qualquer etapa do processo logístico, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final ao cliente.
Para identificar os pontos críticos de uma operação de logística é importante realizar uma análise detalhada de todos os processos envolvidos. Pergunte-se, por exemplo:
- Quanto tempo leva para cada etapa do processo? Existem atrasos ou gargalos?
- Quais são as taxas de erro e devolução?
- Quais são os custos de cada etapa do processo?
- Os clientes estão satisfeitos com o nível de serviço?
Após essa análise, será fácil identificar os pontos que apresentam um desempenho inferior aos padrões estabelecidos. Esses pontos são considerados críticos e devem ser priorizados para melhorias.
Ajuste cada ponto antes da temporada do fim do ano chegar, o que não for possível, você pode mitigar, como aumentando prazo de entrega, e ações para melhorar a satisfação de seus clientes.
2. Estenda os seus prazos com os clientes
Sabemos que alterar prazos de entrega pode frustrar o cliente, mas nessa época do ano, com aviso, é uma possibilidade válida.
Evite alterar o prazo após a compra, prefira estender os prazos anteriormente. Com avisos de que durante essa época poderão ocorrer atrasos, ou que o prazo que era, por exemplo, de 10 dias passou a ser 15 dias.
Uma dica de prevenção é sempre jogar o prazo um pouco para cima, muitas empresas grandes adotam essa tática, se a sua transportadora te dá o prazo de 3 dias úteis, dê ao cliente final o de 5. É melhor receber uma entrega antes do prazo que atrasada.
3. Fique atento ao expediente da transportadora
Cada transportadora tem seu horário de expediente, tanto para carga quanto para a descarga, por isso, confira sempre com a transportadora que você escolheu como funcionam seus expedientes.
Caso queira entender melhor como escolher uma transportadora clique aqui.
5. Confira a reputação da transportadora
A reputação de uma transportadora é um fator importante a ser considerado ao escolher uma empresa para te atender no fim de ano.
Uma transportadora com boa reputação é mais propícia a entregar as mercadorias no prazo, em boas condições e com um bom atendimento ao cliente, mesmo na correria dessa época.
Como verificar a reputação da transportadora:
- Leia avaliações online;
- Pesquise por avaliações em sites como Google Meu Negócio, Reclame Aqui e Trustpilot;
- Consulte o histórico da empresa no site da Receita Federal ou no site do Procon.
Ao considerar esses fatores, é possível identificar uma transportadora com boa reputação e que ofereça um serviço de qualidade mesmo no final do ano. Procurando por uma transportadora? Converse com a Transanches.